Conclusões

Os pesquisadores da ASCoR dizem que a Internet proporciona aos adolescentes a ferramenta de que precisam para se abrirem e falarem de seus assuntos pessoais: a comunicação através da Internet proporciona aos adolescentes o impulso de que precisam, porque as distrações são mínimas. Quanto menos distrações tiverem, menos influência recebem do modo em que são vistos pelos outros, de acordo com os professores Valkenburg e Meter. O resultado reduz a inibição e provoca que as conversas sejam mais pessoais.

Para levar em consideração
A pesquisa também mostrou que as «conversas hiperpessoais pela Internet» potencializam amizades mais próximas, o que provoca sentimentos de felicidade e emoções livres de estresse. Seria conveniente levar em consideração que o mero fato de «navegar» pela Internet não exerce nenhum efeito positivo sobre os adolescentes, especialmente sobre seu bem-estar ou sobre suas sensações ao conectarem-se com outras pessoas. Além disso, falar com estrangeiros em fóruns públicos de chat parece que continua sendo potencialmente perigoso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como a Internet afeta os adolescentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Comentários