Superando a sensação de inferioridade


Versículo-chave: ‬Salmos 139:23 NVI‬
  • [23] Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece as minhas inquietações.
ATÉ QUANDO SEREI PERSEGUIDO PELO SENTIMENTO DE INFERIORIDADE?
  • Muito obrigado por estar junto a nós para mais este devocional. Hoje, estou aqui para abordar um tema que muitos podem enfrentar em suas vidas: o sentimento de inferioridade. Este é um tema profundo e muitas vezes doloroso, mas sei que é possível superá-lo com o apoio uns dos outros e com uma mudança de perspectiva.
  • O sentimento de inferioridade pode se manifestar de várias maneiras na vida de uma pessoa. Pode surgir de comparações constantes com os outros, de auto imagens distorcidas ou de experiências passadas de rejeição ou crítica. Muitas vezes, encontramo-nos questionando nosso valor e nossas habilidades, perguntando se realmente somos dignos de amor, sucesso ou felicidade.
  • Eu mesmo já lutei muito no passado com esse sentimento. Por muito tempo, deixei que a voz da dúvida e da autocrítica dominasse minha mente. Mas, ao longo do tempo, aprendi que a verdadeira força vem da aceitação de quem se é, com todas as falhas e imperfeições. Aprendi que a compaixão por mim mesmo é o primeiro passo para superar a sensação de inferioridade. Às vezes, o maior inimigo é você mesmo, dentro de você. 
Veja o que disse o Salmista:
  • ‭Salmos 56:1 NVI‬ [1] Tem misericórdia de mim, ó Deus, pois os homens me pressionam; o tempo todo me atacam e me oprimem.
  • Uma das maneiras mais poderosas de combater o sentimento de inferioridade é cultivar a fé, uma arma poderosa para conquistar uma mentalidade positiva. Isso envolve também praticar a gratidão pelas realizações, reconhecer qualidades únicas e desafiar pensamentos negativos com afirmações positivas. Não se trata de ignorar as fraquezas, mas sim, de reconhecer que você é mais do que seus defeitos
Então, até quando você será perseguido por este sentimento de inferioridade? 
  • A resposta é: pelo tempo que você permitir. Mas você pode escolher não deixar que esse sentimento te defina. Hoje, pode escolher acreditar na sua fé em Cristo Jesus e na sua própria dignidade e valor. Pode também escolher apoiar ou ajudar os outros nesta jornada em direção à auto aceitação e amor próprio. No meu caso, sofri muito, mas hoje me tornei um canal de bênção para as pessoas
  • Lembre-se sempre que você é digno de amor e felicidade, exatamente como todos os outros seres humanos criados por Deus. 
Tenha uma Bíblia gratuita para seu telefone, tablet e computador. 📖 👇
》Fonte: por.jesus.net 

Comentários